segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


  Escola: Eteblu
  Disciplina: introdução à teologia
  Professor: Peter Pereira
  Aluno: Darlan Eduardo Sutter
  Tema: O racionalismo iluminista
1- O pensamento absolutista da razão humana.

Este assunto é bem interessante de falar, pois coloca o ser humano como absoluto.
Mas não Deus, a razão humana teve um grande passo a evolução, mas distanciou a fé em DEUS.
Grandes filósofos e cientistas como: Galileu (1564-1642). Que destrói a concepção de hierarquia governamental de DEUS sobre o universo, mas que o universo seria geometricamente mecanizado.
No tempo da burguesia também tinha uma critica ao poder absoluto no qual DEUS criava e organizava sobre a influência da igreja.
Descartes (1596-1650) descobre o sujeito pensante autônomo, colocando a consciência como a forma do ser humano.
Ou seja, o pensamento humano seria essencial para a sobrevivência do ser, pensaria o que fazer, e agiria conforme seu pensamento.

2 – Os movimentos empirismo e racionalismo.

Também neste tempo existiram dois movimentos, o empirismo e o racionalismo. Assim o estado tiraria o poder da igreja ao cogitar como a humanidade deveria se comportar, mas mesmo ainda eles sendo religiosos tiraram o poder da teologia, passando assim para a filosofia da razão humana.
O estado empirismo colocava que o homem não construía sua vida mais do alto, mas sim de baixo para o alto colocando assim o homem como responsável pela sua existência e pelo seu mundo significativo.
Kant (1724-1804) de tradição racionalista tinha um pensamento que não era DEUS através de sua revelação que ordenava a sociedade, mas sim o homem que poderia ser feliz, e organizar a sociedade atreves de sua “razão”.

Kant é a encarnação filosófica da classe burguesa, confiante no poder demiúrgico do homem: nada melhor do que a concepção de um homem que cria o universo científico e o universo moral, segundo as normas da própria razão, para traduzir a experiência histórica do burguês que descobre, inventa, constrói e domina. Não é mais Deus o fiador do conhecimento científico nem da vida moral. É o homem. (site www.airtojo.com a síntese kantiana entre empirismo e o racionalismo)

Estes filósofos tinham um pensamento, que a fé, só existia traves da razão, que podíamos sempre adquirir algo, buscando sabedoria no pensar, tocar, não em algo que não se vê ou tocasse.
Por isso que hoje ainda se tem este pensamento, o homem é o que bem quer. Mais vendo que isto para a civilização humana seria boa, sendo assim, formado os poderes no legislativo, dividindo todo o poder para mais pessoas.

3- Colocando no pensamento teológico.

Mas colocando no pensamento teológico é totalmente errado, pois somos feitos, e temos a capacidade de pensar porque, DEUS nos vez assim, pessoas racionais, diferentemente dos animais que são irracionais.

4-A filosofia da razão humana no século XXI.

Mas lendo, assistindo as noticias que andam passando, notamos que esta filosofia da razão humana, ainda tem grande influência no século XXI, até ao ponto, de colocar que os animais estão se tornando racionais, que se adaptam as pessoas e conseguem evoluírem constantemente, mudando assim a sua genética, sem o poder de DEUS, mas por simples razão de convivência. Os cientistas estão procurando constantemente criar um ser humano com a ciência, tentando assim tirar o poder da criação de DEUS, podendo mostrar que o homem consegue criar algo através de sua inteligência.

5-Colocando meu ponto de vista a respeito da razão humana.

Colocando agora o meu ponto de vista, não vejo como estas pessoas e filósofos conseguem ter um pensamento desses, como podem dizer que fomos feitos através da evolução do macaco, sendo que por simples e espontânea vontade do macaco, resolveu deixar de evoluir, a ser homem e permanecendo macaco. A bíblia diz que pela fé o homem move montanhas, e pela razão humana, o homem para mover ela terá que explodir, assim tirando ela do lugar, mas não movendo apenas. Como podem pensar que o homem tem total poder por sua vida, que a evolução depende apenas de si só, pode o homem ter criado tudo? e ao mesmo tempo destruir sua criação, não chamo isso de evolução, mas sim de “involução”. Homem tem o poder de criar a bomba atômica, mas não de se salvar dela, que tipo de razão é essa?
Sabendo cientificamente que o único ser, que pode sobreviver a uma bomba atômica seria a barata, o homem tem a razão humana, a inteligência de construir algo que ele perca para uma barata isso é evolução?
Tem muito que discuti sobre este assunto, mas sabendo que nada mudara o pensar de muitos, eu acredito que este pensamento, esta filosofia da razão humana, ajudou muito para a teologia se tornar o que se tornou algo que leva o pensar humano na mais realista verdade, que somos e fomos criados por um ser muito superior a qualquer pensamento ou inteligência prescrita até hoje, por isso que procuram saber de onde, e como DEUS é DEUS, sua essência e sua sexualidade.
Pensar em evoluir não é errado, desde que seja através da teologia bíblica, que tenhamos total conhecimento, que DEUS é o criador de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário